Pages

Subscribe:

Followers

Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

Agentes do Presídio Federal do MS são demitidos por divulgar existência de escutas

Quatro agentes penitenciários lotados do Presídio Federal de Campo Grande (MS) foram demitidos, conforme portaria publicada na sexta-feira (6) no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo. Os servidores foram penalizados por divulgar a existência de escutas telefônicas nos parlatórios, espaço destinado para a conversa dos presos com advogados e parentes no estabelecimento.

A existência de escutas telefônicas foi divulgada em 2008, em denúncia feita por meio do advogado dos agentes. As gravações mostram conversas entre advogados e detentos. O juiz federal Odilon de Oliviera, que era titular da Vara de Execução Penal do Presídio Federal, disse que havia autorizado as escutas e que o material serviu para descobrir planos de fuga no estabelecimento. Oliveira também autorizou a gravação de áudio durante visitas íntima, neste caso, de dois italianos que integrariam a máfia daquele país. “As demissões fecham um ciclo”, afirmou o magistrado.

Na portaria, constam as demissões de Valdemir Ribeiro Albuquerque, Ivanilton Morais Mota, José Francisco Matos e Yuri Mattos Carvalho, com base na lei 8112/90 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos.

0 comentários:

Postar um comentário