Pages

Subscribe:

Followers

Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

Hospitais Walfredo Gurgel e Maria Alice Fernandes ganham leitos de UTIs para tratamento da Dengue

O surto de dengue que atinge o Rio Grande do Norte passará a ser combatido e tratado com ajudas substanciais do Governo Federal dentro de 10 ou 15 dias. A ocorrência de 13.526 casos da doença notificados em solo potiguar, caracterizando uma epidemia, terminaram por trazer ao estado, o coordenador do Plano Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. O coordenador reuniu-se ontem com os secretários de saúde do estado e de Natal, em busca de soluções para combate e prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegptyi.

Os gestores saíram da reunião, realizada no prédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), com boas notícias. Dentro de uma semana, os primeiros investimentos já deverão ser realizados em hospitais de Natal. Segundo o secretário estadual de saúde, Domício Arruda, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser abertos nos próximos dias. "Já na próxima semana, dez leitos deunidades de tratamento semi-intensiva serão abertos no Hospital Infantil Maria Alice, para tratamento de casos de dengue", afirmou. Já no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel será aberto uma unidade inteira de terapia intensiva, voltada exclusivamente para o tratamento de casos da doença, dentro de no máximo 15 dias.

Para isso, o governo do estado contará com a parceria da prefeitura de Natal para a contratação de médicos e enfermeiros que componham o quadro de saúde dos hospitais, possibilitando a abertura das unidades e seu funcionamento. "Apesar dos contratados serem ligados à Prefeitura do Natal, a administração continuará sendo dos hospitais estaduais. As contratações, feitas de forma emergencial, serão de responsabilidade do município porque o governo não tem condições de contratar agora", explicou Domício Arruda.

Acompanhando o desenvolvimento das epidemias, segundo os gestores da saúde, o surto de dengue deverá acabar dentro de 60 dias. Por isso, os investimentos na área de tratamento e combate deverãoser urgentes. Segundo o que foi acertado na reunião, até a próxima quarta-feira os executivos estadual e municipal deverão apresentar planos de combate emergenciais ao Ministério da Saúde. "Assim que os projetos chegarem ao ministério serão prontamente analisados e a verba será liberada", afirma Giovanini Coelho, coordenador nacional do combate à dengue.

Segundo o coordenador, o principal objetivo deste momento, em que a epidemia está próximo do fim, é impedir as mortes por casos graves de dengue. "Agora os investimentos da área de saúde concentram-se na assistência e na vigilância epidemiológica. Para isso, o número de leitos deve ser ampliado, por exemplo", explicou Giovanini. O RN, segundo o levantamento da Sesap até o dia 14 de maio, teve registrado 22 casos de óbito suspeitos de serem causados por dengue, dos quais um foi descartado, quatro confirmados (em Natal, Parnamirim, Mossoró e Taipu) e 17 ainda estão sob investigação.

Fonte:DN Online

0 comentários:

Postar um comentário